domingo, 17 de outubro de 2010

Romance Clube dos Combalidos

Destaque no III Concurso de romances da ALPAS XXI – Cruz Alta/RS.  Lançado na 26ª Feira de Canoas - (Ed. Alternativa/POA, 2010; 163 p.)  Sessão de autógrafos no dia 04/11/2010 na Feira do Livro de POA/RS
Capa: Arte sobre obra de Vinício Cassiano
Apresentação: Antônio José Giacomazzi
SINOPSE: O romance Clube dos Combalidos ambienta-se em lugar incerto do Rio Grande do Sul. O enredo principal desenrola-se em torno de uma mesa de bar onde um grupo de quinze amigos se reúne com frequência não determinada para compartilhar suas vivências, ideias e impressões.  Paralelo ao ambiente e enredo principal, desencadeiam-se histórias de alguns personagens em particular, cujo conjunto situa o desenrolar dos episódios na linha do tempo histórico.
Através da narrativa intercalada com diálogos e discussões entre os personagens, a trama vai descortinando pontos de vista, fatos verossímeis, assuntos e aspectos tão diversos quanto o cotidiano real e as possibilidades fictícias do mesmo. Não faltam toques de humor e romantismo, nem conflitos e tragédias, tampouco uma sequência linear que abarca em seu bojo, através de referências dos protagonistas, tempos e lugares externos à trama.
Os personagens apresentam mínima descrição de aspecto físico, baseando-se sua caracterização restrita às funções profissionais e papéis sociais que desempenham. Assim, desfilam no grupo: um mestre de obras, um porteiro de edifício residencial, um mecânico aposentado, um policial, um padre, uma professora, um bancário, uma psicóloga, um estudante de agronomia, uma livreira, um jornalista, uma atendente de SAC, um caminhoneiro e um advogado; alguns com referências familiares.
A linha-mestra que encadeia a história é a luta travada por cada um para manter-se vivo frente aos desafios do mundo contemporâneo e às perspectivas de futuro, cuja tônica reflete sombras e temores a partir das percepções que cada um possui do presente de sua própria vida, da política e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário