domingo, 7 de abril de 2013

Discurso da Patrona Maria Santos Rigo na III Feira do Livro do Bairro Igara


Ilustres autoridades, queridos amigos e todos que se fazem aqui presentes para prestigiar a III Feira do Livro do Bairro Igara:

Para mim é sempre uma felicidade participar de uma feira de livro, mais ainda, nesta aqui, como Patrona.
Ainda no ano de 2005, fui convidada pela Comissão Organizadora composta por Ivone Vorzi, Verônica Tinn e Naira Antpak, para participar da 1ª Feira do Livro do Bairro Igara. Esta feira, realizada entre os dias 06 e 10 de setembro em frente da Escola Municipal Castelo Branco, com bancas de livros e Sarau realizado na sede da AMORJI, foi a marca inicial da valorização do livro e da leitura neste bairro.
Quatro anos depois, surgia na sede da AMORJI a Biblioteca Comunitária Cecília Meireles para congregar a comunidade em torno do mesmo objetivo de promover a literatura. E juntas, a Biblioteca e a Associação, fizeram acontecer em 2012 a II Feira do Livro, evidenciando  enorme crescimento.
E, que grande foi minha surpresa e alegria, receber o convite para ser a Patrona desta III Feira do livro do Bairro Igara! Sinto-me imensamente feliz, pois tenho um carinho especial por este bairro. Embora eu não pertença a ele, tenho amizade com seus moradores há mais de 30 anos, através de meus netos que aqui cresceram.
E neste tempo vi crescerem, também, a Associação de Moradores, a Biblioteca Comunitária e a própria Feira do Livro, tornando-se já uma referência na cidade de Canoas.
Parabéns Biblioteca Comunitária Cecília Meireles pelos 4 anos e, Parabéns AMORJI, pelos 31 anos! Sempre oferecendo eventos culturais e oportunidades de leitura que abrem novos caminhos de conhecimento e alegria.
Mário Quintana já dizia: “Os livros não mudam o mundo; os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo.”.
E é por isso que nos reunimos mais uma vez para a festa dos livros aqui na sede da AMORJI. Que todos aproveitem bem estes dias de muitas atividades da III Feira do Livro do Bairro Igara, compartilhando com alegria e amizade tudo de bom que a leitura nos proporciona.
Muito Obrigada, bairro Igara, por esta homenagem que me dedicam!
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maria Santos Rigo é fundadora e Presidente de Honra da Casa do Poeta de Canoas

Um comentário:

  1. Adorei !!!Achei bem importante a história da Feira do Livro do Bairro Igara.Vou compartilhar esse discurso.
    bjs
    Mari.

    ResponderExcluir