domingo, 4 de julho de 2010

Clube dos Combalidos Apresentação de A.J. Giacomazzi

APRESENTAÇÃO

Clube dos Combalidos, a mais recente produção de Nelsi Inês Urnau, caminha pelas mesmas sendas incertas do pensamento humano, já conhecidas de seus escritos anteriores.
Desta feita, a autora expõe aquelas considerações que diariamente povoam as mentes de quem ainda pensa e não se deixa levar pelo conformismo acomodatício, sonho dourado de domínio, tão almejado pelas classes dominantes.
Seus personagens lutam por se manter vivos e dignos, navegam por mares conflitantes, numa viagem, muitas vezes desesperada, em busca do SER, da liberdade. Alguns se salvam pelo amor, outros naufragam nas águas da aceitação e ainda há aqueles, oprimidos por um sistema político estabelecido à sua revelia, vivem a aflição da mordaça.
Como na vida real, a mesa de um bar assume a condição de testemunha das proposições de seres humanos preocupados com a degradação moral e material de um país que se curva a uma escala de valores cada vez mais equivocada.
De impressionante maturidade, a autora não exclui uma única face do poliedro nefasto que, sutil, tem impelido a humanidade a pintar um quadro sombrio de seu próprio futuro. E o faz de maneira vertiginosa, como se tivesse medo de olvidar algum detalhe. Não há uma linha sequer, escrita gratuitamente; Nelsi obedece a característica dos escritores de peso: a clareza simples, objetiva, descomplicada, nua de modismos, mas profunda em suas entrelinhas, ironias e humor cáustico.
Enfim, é uma obra a somar, a nos conduzir à reflexão de nossas escolhas, uma vez que o talento da autora faz com que cada um de nós se identifique com um ou outro personagem. Ou com vários deles...
É leitura obrigatória.
A.J.Giacomazzi
escritor, artista-plástico
Canoas, 30 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário