domingo, 3 de junho de 2012

Apresentação de "Loucos ilustres loucos"


Os loucos é que vão para o céu

Louco por louco, um a mais ou a menos, tanto faz!
O jovem músico e letrista carioca de rock, Raphael Trindade dos Santos, primeiro colocado no gênero Poesia do 9º Concurso de Literatura da extinta Fundação Cultural de Canoas (concorrendo com autores de quatro continentes), titulou assim seu poema vencedor: “Os loucos é que vão para o céu”.
É para lá, crentes ou descrentes, loucos ou sãos, ilustres ou não, independente de qualquer inútil filosofia que aos trancos e barrancos nos sustenta esperançosos... que pretendemos ir, enfim!
Loucura é a temática desta obra que, em seu texto, mescla céu e inferno, alienação e dualidade, lucidez e demência. Conforme o escritor francês André Gide “As coisas mais belas são as que a loucura sopra e que a razão escreve”.
Ao abraçar esta página de apresentação do trabalho de Nélsinês, torno-me altamente suspeita como profissional, editora que acolheu, acreditou e acompanhou a trajetória da professora que, timidamente, me apresentou os seus primeiros originais.
“Loucos não insanos” levou-me a todas estas ponderações ao analisar a qualidade dos escritos desta autora que, em sua primeira  investida, confiou-me seu talento para ser lapidado, direcionado e reconhecido. Como se isso fosse necessário!
Autores de ficção, como a escritora, são roteiristas natos que independem de inspirações sutis ou de experiências folhetinescas. Seus cérebros navegam em dimensões alheias à nossa imaginação e conhecimento.
Com o lançamento de “Loucos ilustres loucos” (dando continuidade ao seu primeiro romance do gênero), Nélsinês nos comprova  que carisma, criatividade e aptidão ainda são, apesar de toda a instantaneidade da comunicação, o maior trunfo da competência e da originalidade.
Na responsabilidade (ou irresponsabilidade) de apresentar a presente obra, atenho-me a testemunhar os caminhos da autora que, premiada nacionalmente pelo seu trabalho, conquistou por mérito o reconhecimento de seus pares, de sua comunidade e de seu município ao ser eleita patrona da 26ª Feira do Livro de Canoas, em 2010.
Parabéns, Nélsinês! Parabéns aos leitores que em sã consciência escolheram este livro para navegar no mundo dos loucos que, ilustres ou não, podem ser simplesmente pessoas julgadas de forma diferente pela sociedade.
Boa leitura!

Clara Forell
Escritora e diretora da TecnoArte

Nenhum comentário:

Postar um comentário