domingo, 23 de setembro de 2012




Alfabeto da árvore

                                     Nélsinês


Ama-me como à tua própria matéria natural.
Bendiga-me por tudo que te oferto.
Cuide-me como a qualquer ser da natureza.
Defenda-me de quem me agride.
Explique aos que não sabem o meu valor.
Florestas são feitas de muitas árvores.
Garanta o ar do futuro teu e de tua descendência.
Hoje é o dia para começares a me valorizar.
Infinitas são as coisas que usas e provêm de mim.
Julga tuas ações antes de executá-las.
Kit de qualquer coisa tem algum elemento meu.
Lembra-te sem mim não sobrevives.
Mede os benefícios que trago para ti.
Nunca me julgues inútil se não te oferto nada diretamente.
Ouça a sinfonia dos passarinhos que em mim se abrigam.
Proteja-me da tirania do consumo desmedido e irresponsável.
Questiona o desperdício de produtos feitos a partir de mim.
Recicla papel, recicla madeira, recicla teu lixo.
Seja comedido no consumo, seja consciente e ético.
Tenha em  mente que o que plantas, a teus filhos deixarás.
Uma floresta nativa é preservação do equilíbrio da vida.
Vale mais preservar pois nem sempre é possível recuperar.
Watts de energia também dependem das fontes que nascem nas florestas.
Xilogravuras têm beleza porque me têm como base.
Y é a incógnita de nosso futuro sem as florestas.
Zela pelas florestas e terás ar puro e água de qualidade para a paz.
21/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário