domingo, 2 de setembro de 2012

Semana da Pátria

Nossa bandeira não tem vermelho... e deve continuar sem ter!!!


A Bandeira e o Brasil

 Bandeira: Em 1889, quando foi proclamada a República no Brasil, fui elaborada para simbolizar a Pátria Brasileira.  Cada cor e componente foi escolhido com um motivo especial.
Verde: Eu sou o retângulo verde da bandeira. Represento as matas e todas as riquezas que ela encerra: índios, animais, ar puro e muito mais. Eu fui colocado na bandeira em 1889, e desde então... muitas coisas aconteceram!
Amarelo: Eu sou o losango amarelo da bandeira. Represento as riquezas minerais do solo brasileiro, que são tão importantes para o progresso de um país. Fui colocado na bandeira em 1889, e desde então... muitas coisas aconteceram!
Azul: Eu sou o círculo azul da bandeira. Represento o oceano de ar que cobre o imenso céu do território brasileiro. Também o extenso litoral e todos os rios, lagos e nascentes. Ar e água: elementos indispensáveis para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Eu fui colocado na bandeira em 1889, e desde então... muitas coisas aconteceram!
Branco: Eu sou a faixa branca da bandeira. Represento a paz que todos queremos e que precisamos para sermos felizes. A paz que existe onde existe justiça e fraternidade. Eu fui colocado na bandeira em 1889, e desde então... muitas coisas aconteceram!
Letreiro: Eu sou o letreiro que expressa o lema da bandeira. Represento aquilo que todos queremos que aconteça em nossa pátria. A ordem é cada cidadão cumprindo seu dever e o progresso que todos devemos ajudar a construir e que todos têm o direito de usufruir. Eu fui colocado na bandeira em 1889, e desde então... muitas coisas aconteceram!
Estrelas: Nós representamos os estados brasileiros, que unidos formam uma grande nação. No começo éramos menos, mas a população foi aumentando e nos dividimos em mais. Representamos as várias partes do Brasil, onde tem tanta coisa acontecendo...

Bandeira: Estamos em 2012. Desde a proclamação da Independência já se passaram 187 anos e desde a proclamação da República se passaram 123 anos. Mas, desde que fui feita, tantas coisas aconteceram... Os inimigos destroem nossa Pátria e maculam todos os símbolos, que gritam  e se desgastam, um a um... Nossa Pátria nos grita a cada dia:        SOCORRO! SOCORRO! SOCORRO!
Aconteceram tantas coisas tristes no nosso querido Brasil! Isso está certo? Se não está certo, por que está acontecendo? Nossa Pátria nos diz: ISSO ACONTECE PORQUE TU, BRASILEIRO, DEIXAS ACONTECER!

Verde: Existem brasileiros que destroem os recursos naturais, vegetais e animais, da própria Pátria!
Amarelo: Existem brasileiros que pegam só para si, aquilo que devia ser repartido entre todos!
Azul:  Existem brasileiros que contaminam e poluem as nossas fontes de vida: a água e o ar!
Branco: Existem brasileiros que cometem injustiças contra seus compatriotas, provocando violência, exploração, corrupção e miséria!
Letreiro: Existem brasileiros que promovem a desordem, a desarmonia e atrapalhando o progresso de todos.
Estrelas: Existem brasileiros que promovem o egoísmo, causando desunião e rixas.

Bandeira: É teu dever, ó brasileiro, aprender a distinguir o certo do errado, e agir pelo bem! QUEM CAUSA MAL AOS OUTROS E AO PAÍS, A SI MESMO DESTRÓI TAMBÉM! Todos vós, ó brasileiros de norte a sul, de leste a oeste, das matas aos campos, das praias às cidades, sois responsáveis pelo nosso país. Não podeis fazer de conta que nada está acontecendo, porque tudo isso macula nossa história, prejudica nosso presente e futuro. O Brasil precisa de cada um de vós, cidadãos!

Verde: Estudai bastante para conhecer e saber defender a natureza e os seus direitos.
Amarelo: Aprendei a cumprir vosos deveres e assumi com responsabilidade vossas tarefas.
Azul: Cultivai o melhor que tendes, usai vossos talentos para o bem de todos.
Branco: Amai o Brasil que é vossa Pátria e lutai para que ela seja um lar para todos.
Letreiro: Porque o futuro depende do que se faz hoje.
Estrelas: E, mesmo que tudo pareça perdido, triste e escuro, nós sabemos que existe uma esperança. Uma esperança verde, amarela, branca e anil, representada por todos que proclamam:
VIVA NOSSO QUERIDO BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário