segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Aprenda alemão - primeira aula grátis, aqui!

Como brinde de ano novo para os leitores, e em homenagem aos leitores de Deutschland, aí vai uma aulinha grátis para quem deseja aprender um novo idioma.

A língua alemã é relativamente fácil.
Quem sabe Latim e está habituado com as declinações, pode aprendê-la sem grandes dificuldades - ao menos é o que os professores de alemão dizem em suas primeiras aulas.
Em seguida, quando começamos a estudar os      der, des, den, dem, die, eles dizem que é moleza: tudo é apenas uma questão de lógica.
Realmente é muito simples; podemos constatar isso no exemplo que agora passamos a examinar.
Tomemos um honesto livro alemão: um volume magnífico, encadernado em couro, publicado em Dortmund, que descreve os usos e costumes dos hotentotes (em Alemão, hottentotten).
 O livro nos conta que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas de um tecido (Lattengitter), para abrigá-los do mau tempo.
Essas jaulas são chamadas, em Alemão, "jaulas cobertas de tecido" (Lattengitterkotter). Assim que botam um canguru dentro delas, ele é chamado - "o canguru da jaula coberta de tecido” (Lattengitterkotterbeutelratten).
Um dia os hotentotes capturaram um assassino (Attentater) acusado de ter matado uma mãe (Mutter) hotentote  (Hottentottermutter), que tinha um filho tonto e gago (stottertrottel).
Essa pobre mãe, em alemão se chama Hottentottenstottertrottelmutter, e seu assassino é chamado de Hottentottenstottertrottelmutterattentater.
A polícia prendeu o assassino e o enfiou provisoriamente numa gaiola de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter). Mas o prisioneiro escapou. As buscas mal tinham começado, quando surgiu um guerreiro hotentote, gritando:
-        Capturei o Attentater (assassino)!
- Sim? Qual? - perguntou o chefe.
- O Lattengitterkotterbeutelratterattentater ! - respondeu o guerreiro.
- Como assim? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tecido?
 perguntou o chefe dos hotentotes.
-        É, sim, é o Hottentottenstottertrottelmutteratentater (o assassino da mãe hotentote de um menino tonto e gago) - respondeu o nativo.
- Ora , respondeu o chefe, tu poderias ter dito desde o início que tinhas capturado o
Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater (o assassino da mãe hotentote de um menino tonto e gago que estava na jaula de canguru).

Como dá para ver, o Alemão é uma língua fácil.  Basta a gente se interessar um pouquinho ...
Bem, quem quiser mais, procure uma escola que eu ainda estou treinando o nome dos cangurus... Logo pretendo conseguir aprender a dizer jaula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário