quarta-feira, 13 de julho de 2011

Até que enfim... parece que dá para esperar algo melhor


do blog do Políbio:

"Governo federal resolve qualificar para emancipar população que sobrevive com Bolsa Família

Ao criar a secretaria nacional que trata da pobreza extrema (306 mil famílias no RS, que vivem com menos de R$ 70,00 por mês), o governo federal atual completou a rede de proteção social aos pobres, porque aquelas famílias que recebem até três salários mínimos por mês (440 mil no RS) já recebem o Bolsa Família. . A ministra Tereza Campelo, mulher do gaúcho Paulo Ferreira, que foi tesoureiro do PT e é ligadíssimo ao ex-ministro Zé Dirceu, recebeu ordem para não ficar no assistencialismo. É isto que explica a decisão de liberar muito dinheiro para os cursos de qualificação profissional (2/3 das vagas irão para jovens de famílias assistidas por Bolsa Família).
. A ideia é emancipar todo mundo dos programas sociais."
 até que enfim, parece que alguém entendeu que, o que dignifica é o trabalho... e um pouco de responsabilidade pessoal dos beneficiados. Uma réstia de alento àqueles que, além de garantir o seu, tem de ajudar a compor o dos outros.


"Este ano, no RS, secretaria do Trabalho qualificará 25 mil jovens trabalhadores

O secretário gaúcho do Trabalho, Luís Lara, informou nesta quinta-feira ao editor que a FTAS-Sine treinará e qualificará 25 mil trabalhadores apenas este ano (foram 6 mil nos últimos quatro anos). O dinheiro virá do ministério do desenvolvimento Social.
. O secretário disse que existem vagas, mas não há trablhador qualificado em número suficiente para preenchê-las.
. A ênfase dos cursos irá para jovens beneficiados pela Bolsa Família, porque o governo quer que eles migrem para o mercado de trabalho. 2/3 das vagas irão para eles.
- A secretaria do Trabalho possui dados que mostram que as indústrias gaúchas de construção civil e metal-mecânica, além do setor de serviços, possuem 32 mil vagas em aberto. "Se formarmos mil azulejistas, todos serão contratados de imediato, e por salários que beiram os R$ 2 mil por mês."
Comentário meu: essa falta de mão-de-obra qualificada é o resultado das críticas contumazes contra o ensino tecnicista de outros tempos.  O humanismo além da conta só tem ensinado "a ser feliz apesar de tudo", não a construir a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário