sábado, 2 de julho de 2011

Das novas na “édukasson do brezil”

Do site do Cláudio Humberto

01/07/2011 | 19:55
Senado avalia projeto que mantém aluno na escola mesmo sem professor
Brasil Escola

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado vai votar na próxima semana o Projeto de Lei que torna a permanência do aluno na escola obrigatória durante o turno em que estiver matriculado, mesmo que haja falta de professor. O projeto, de autoria do ex-deputado Ayrton Xerez, propõe que os estudantes recebam atividades complementares de ensino correspondentes à faixa etária e à grade curricular de cada série.

Comentário meu: Isso mesmo! Bota todos num “curral”. Garantir Professor pra quê? O importante é que o aluno esteja lá... se grande parte já não quer saber de tarefa nenhuma mesmo na presença de um professor que, apesar de tudo, ainda insiste no seu ideal de ajudar o alunado a “crescer” intelectual e socialmente, imaginem na falta desse abnegado profissional, o que fará a criançada! Vai sobrar é para o professor da sala ao lado, que não conseguirá fazer bem seu trabalho por ter de reparar essa turma além da sua. Ou então para a equipe diretiva que terá de acrescentar essa tarefa às suas já inúmeras obrigações.
Mas, não sabia que podia ser colocado em votação, projeto de ex-deputado... ainda mais, esse que se baseia na premissa de grande parte dos estudantes de que “a escola é boa, o problema é ter de fazer as aulas e estudar”.
Mas, enquanto o professorado não exercer a sua própria consciência crítica, reagindo com atitudes de protesto, mais coisas serão paulatinamente delegadas à escola, para que esta “dê conta”, sem que para ela sejam também garantidos os recursos materiais e humanos necessários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário