segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

É Publicidade

"Canoas gasta três vezes mais do que Porto Alegre com propaganda

A ferocidade da disputa pelas contas publicitárias da prefeitura de Porto Alegre (R$ 12 milhões para uma e R$ 1 milhão para outra) nem de longe lembra a dura disputa sobre a conta publicitária da prefeitura de Canoas (R$ 8,8 milhões). O editor conversou nesta sexta-feira com o diretor do jornal “O Timoneiro”, o advogado Jorge Uequed, sobre a enorme desproporção entre uma conta e outra:
Então, o prefeito Jairo Jorge, maneja verbas publicitárias muito superiores aos R$ 6 milhões estimados pelo mercado ?
Para este ano, R$ 7,6 milhão, mais R$ 1,15 milhão que o prefeito deu para a agência repassar para o clube da ex-Ulbra.
Porto Alegre, são R$ 13 milhões no total.
Para uma população de 1,3 milhão de habitantes. Mas Canoas tem apenas 400 mil habitantes. Proporcionalmente, Canoas gasta três vezes mais com publicidade."

Fonte: http://polibiobraga.blogspot.com/ sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

 

Diria Júlio Camargo, em A Arte de Sofismar: "A publicidade realmente não convence. O povo compra porque é excitante ser enganado."

No tempo em que se tinha Moral e Cívica como disciplina escolar, eu aprendi que existe uma diferença entre publicidade e divulgação. A publicidade se presta a alardear um produto ou feito do modo mais atraente e enfeitado possível de modo a arrancar aplausos e suspiros de encantamento. Enquanto a divulgação se presta a informar ao público as utilidades de seu interesse e necessidade.

Como seria bom se, em vez de 30 segundos de belas imagens na TV encontrássemos nos jornais e paradas de ônibus listagens de horários e mapas de trajetos das diversas linhas; informações de como separar o lixo e reaproveitar materiais, endereços e telefones de utilidade pública, esclarecimentos de dúvidas e perguntas dos cidadãos sobre seus direitos e deveres, espaço para sugestões, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário