domingo, 8 de maio de 2011

O Internacional - por Adilar Signori

O AMADO SPORT CLUB INTERNACIONAL
(Crônica premiada no II Concurso Literário da FECI - Fundação de Educação e Cultura do Internacional Sport Club)

“Sábado de manhã. Sol radiante. Uma das manhãs mais vermelhas e brancas da história de Porto Alegre. Dia 04 de abril de 2009. Marcha do Centenário do mais amado clube brasileiro. Milhares de torcedores Colorados. Mar Vermelho. Passeata de pura emoção. O local do início da caminhada foi por ter sido o primeiro campo de prática de futebol do S.C. Internacional, antigo campo da Rua Arlindo, cuja área se integrava na antiga Ilhota e agora atual Praça do Sport Club Internacional. Cenário de bandeiras tremulando e camisas Vermelhas. Manto sagrado. Todos irmanados num prol comum. Trio Elétrico. Hino do Clube. Cânticos dos torcedores. Comemoração dos gols históricos. 100 anos de Gloriosa existência. Clube do Povo. Clube democrático sem distinção de raças. Nossa razão de viver. Celeiro de ases. Torcida apaixonada. Lágrimas por participar de data tão relevante. Caminhando e recordando as conquistas memoráveis.
Campeão da Taça Independência. Clube Alvi-Rubro. Torcida Colorada. Campeão Metropolitano de Porto Alegre. Como é bom ser Internacionalista. Estádio Chácara dos Eucaliptos. Campeão da cidade de Porto Alegre. Um time de coração e garra. Campeão Gaúcho. Rolo Compressor. Estádio dos Eucaliptos. Primeira torcida organizada do Estado do RS. O Departamento de Propaganda e Cooperação. Super-Campeão. Campeão Brasileiro. Papai é o maior. Torcida Nação Colorada. Clube imbatível. Símbolo O Saci. Campeão da Copa do Brasil. Torcida Super-Fico. Campeão da Taça Libertadores da América. Papai é o Maior. Torcida Camisa 12. Tríplice Coroa de Ouro. Campeão Mundial  Fifa. A Terra é Vermelha. O Dono do Mundo. Conquistas Memoráveis. Campeão da Recosa Sul-Americana. A maior e melhor torcida do Rio Grande. Time de Primeira. Orgulho de ser Colorado. Campeão da Copa Sul-Americana. Vamo, vamo Inter! Inter Eterno. Campeão de inúmeras Copas, Taças e Torneios. Academia do Povo. Campeão Brasileiro Invicto. Time Copeiro. Campeão invicto de Gauchões, diversas vezes. Clube de responsabilidade social. Torcida Popular. Maiores vezes Campeão do Estado do RS. Octa-Campeão Gaúcho. Senda de Vitórias. Campeão Mundial de Futebol de Salão. Confraria Tambores de Yokohama. Gigante pela própria natureza. Um Século de histórias e conquistas. Maior vencedor de Grenais. Colorados dos Pampas. O Gigante Centenário. Campeão Mundial de Futebol Sub-15. Inter Orgulho do Brasil. Tetra Campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior. Campeão Citadino, Regional, Estadual, Nacional e Mundial. Campeão de Tudo. 100 mil sócios Colorados. Para o Internacional não há limites.
Finalmente a chegada ao Estádio José Pinheiro Borda. O moderno complexo do Gigante da Beira-Rio. “O Milagre do Aterro”. “A Bóia Cativa”. O Chão Colorado. Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Delírio total com a massa Colorada, festejando o Centenário do nosso amado time. Inter: a nossa paixão. Coração Vermelho. Feliz de quem vai viver e participar para festejar do Bi Centenário em 2109, do nosso glorioso Sport Club Internacional. Nossa paixão será eternamente vermelha como o sangue que pulsa feliz nas veias. Como é bom ser Colorado!”
Autor: Adilar Signori

Adilar Signori nasceu em 10/01/1947, em Roca Sales/RS e reside em Canoas desde 1963. Formado em Técnico de Contabilidade na 1ª turma do Colégio Comercial Canoas. Atualmente aposentado, atuou profissionalmente como contador e procurador. É sócio da Casa do Poeta de Canoas e da ACE e iniciou sua trajetória de premiações no 9º Concurso de Literatura da Fundação Cultural de Canoas como Melhor Autor Canoense no gênero Conto e no gênero Crônica. Tem textos publicados nos Cadernos Canoenses (FCC), no Jornal de Roca Sales e diversas antologias.
Adilar nos mostra que a leitura é indispensável e que “nunca é tarde para começar”. Foi em 2007, na 23.ª Feira do Livro de Canoas que ele, tímido, chegou na banca da FCC e indagou se havia alguém que pudesse olhar, revisar e dar um parecer sobre seus textos. A colega Regina de Carli, imediatamente lembrou de mim e fez as apresentações.
Peguei sua pequena pilha de folhas, li e gostei. Anotei minhas observações, devolvi, incentivei-o a investir no seu talento. Valeu ter acreditado e apoiado! Aí vemos o resultado: já mais de vinte ótimas classificações em Concursos pelo país afora, alguns de alcance internacional. (breve, aqui, a listagem)
Parabéns, Adilar! Siga em frente que torcemos por você. Seu sucesso é estímulo positivo. Você está mostrando o caminho para muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário