quinta-feira, 9 de junho de 2011

Convite Oficina para Professores: Literatura Canoense

“Somente se pode amar o que se conhece
 e conhecer o que se respeita.”

Prezados colegas Professores

 Com a intenção de promover a possibilidade de um maior conhecimento sobre a literatura local, surgiu a ideia da Oficina voltada para os professores do município de Canoas, que ministraremos - Neida Rocha (Patrona da Feira) e eu -, pelo Núcleo Canoas/RS da União Brasileira de Escritores (UBE).
O objetivo dessa Oficina é, não somente, apresentar a produção literária canoense aos professores do município, como também, favorecer o contato e promover o diálogo dos professores mediadores do conhecimento com os Escritores Canoenses filiados à Associação Canoense de Escritores, Casa do Poeta de Canoas e Guajuviras Centro de Artes, proporcionando uma visão das inúmeras possibilidades aplicáveis de inclusão dessa literatura nos currículos pedagógicos, tendo em vista que Canoas possui abundante expressão em termos de autores e obras dos mais variados gêneros e estilos.
Salientamos que a presente oficina, tendo em vista o objetivo exposto, proporcionará um painel favorecendo uma visão panorâmica da pujante cultura escrita do município, através da exposição sucinta de temas e abordagens em diferentes livros e as possibilidades de aproveitamento destas obras no cotidiano escolar, seja através de projetos interdisciplinares mais amplos, seja em atividades nas diferentes disciplinas, ou ainda, simplesmente para fruição pessoal.
Dessa forma, o professor terá uma visão abrangente da produção literária local e poderá mais facilmente escolher as obras, gêneros e temas que aprecia ler e/ou trabalhar conforme seu interesse, conhecer relatos de experiências de atividades já realizadas ou em realização e contatar com diversos autores que estarão presentes neste evento.
Além disso, as entidades literárias apresentarão os Projetos por elas capitaneados, os quais poderão se configurar numa proveitosa parceria para as escolas no sentido de ampliar o alcance dos conteúdos escolares e promover incentivo para os alunos ampliarem seus universos cotidianos, despertando neles o interesse por atividades sadias e enriquecedoras de seu potencial cultural, conforme os ideais de uma educação crítica e participativa no meio social. Essa premissa se fundamenta na consideração de que não elevaremos a autoestima como nação, como comunidade e como indivíduos se continuarmos a considerar válido e digno de nota apenas o que vem de fora e/ou já foi consagrado pela mídia, cujos interesses, bem sabemos, na maioria das vezes são movidos pelo mercado do capital.

Contamos com o interesse de professores em participar desta oficina neste sábado, dia 11 de junho de 2011, das 9 às 11 horas, no Auditório Moacir Scliar, na Praça da Bandeira, durante a 27ª Feira do Livro de Canoas.

Aguardamos a presença de vocês com o que muito nos sentiremos honradas, nós oficineiras, juntamente com todos os escritores canoenses.

http://ubecanoas.blogspot.com/ 


Um comentário:

  1. Ô baixinha: tu te superou nessa! Parabéns! Deu para perceber que os minutos contados no relógio te atrapalharam e que você tinha muito mais a dizer. Quer um conselho? vai em frente, completa o que disseste que ficou faltando e da próxima vez pede 4 horas. já vimos que voc~e vai preenchê-las tranquilamente com qualidade.

    ResponderExcluir