quinta-feira, 2 de junho de 2011

Texto meu no jornal O Timoneiro

Edição nº 2430 de 11 a 17 fevereiro de 2011.
Novo Plano de Carreira do Magistério Municipal... Surpresa!!!

Um novo Plano de Carreira do Magistério Municipal de Canoas, foi aprovado, após dez anos de idas e vindas entre discussões, análises, reelaborações, encaminhamentos e insistência do SINPROCAN (Sindicato dos Professores de Canoas). Grandes foram os esforços, longa foi a espera. Nem todos os professores se deram ao trabalho de ler atentamente as propostas, analisá-las, indagar sobre elas. E este novo Plano, apesar da pompa de sua aprovação, suscita muitos questionamentos.
O SINPROCAN possuía uma proposta finalizada em novembro de 2008, a qual foi novamente encaminhada ao executivo municipal em 2009, sem, contudo, haver maiores avanços que não as reiteradas promessas de encaminhamento para votação na Câmara. Tivemos em 2009 alguns sobressaltos e grande estresse profissional relacionado a fatores como: epidemia de H1N1, as mudanças na EJA que se desenhavam também para o Ensino Fundamental e a Ordem de Serviço da véspera de férias. Nestes, apesar do propalado diálogo da administração com a categoria e o sindicato e dos apelos pessoais de alguns professores, não se desfizeram muitas das angústias e desgaste emocional presentes no decorrer de todo ano, estendendo-se para 2010.
Logo no começo de 2010 tivemos a surpresa da apresentação de uma contra-proposta da administração ao Plano de Carreira já elaborado pela categoria. Este que, não somente deixou de contemplar muitos aspectos das reivindicações dos professores municipais, inseriu outros tais que lançou a categoria em novo mar de incertezas e insegurança quanto à situação profissional e evolução do sistema público de ensino nesta municipalidade. Tal fato mobilizou o alerta e, professores e SINPROCAN novamente precisaram marchar por negociações e reformulações, sendo que, após diversas discussões e embates, a referida contra-proposta culminou por ser rejeitada em Assembléia.
 Após isso, o Sr. Prefeito, acompanhado de equipe, dispôs-se a efetivamente ouvir os professores, percorrendo as escolas e realizando audiências, para então reformular a proposta de Plano de Carreira a ser apresentada ao magistério canoense ainda em meados de dezembro.   Contudo, como imaginávamos, apenas em janeiro, época  de férias em que a maioria dos professores se encontra viajando foi apresentada uma proposta completamente nova. Estranhamente, esta nova proposta foi apresentada ao SINPROCAN no dia 20, depois às equipes diretivas no dia 25 e somente no dia 27 encaminhado o PL definitivo à Câmara para ser votado no dia 28 para vigorar com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2011.
Manifestei já em outra ocasião a desconfiança em relação às momentâneas pressas de se fazer algumas coisas. Neste caso, já que o prazo de dezembro não foi cumprido, por que não apresentar primeiramente a Proposta do novo Plano a todos os professores (e também vereadores) permitindo tempo para uma leitura mais atenta, análise, esclarecimento de dúvidas e discussão antes de encaminhar para votação? Pois, nada disso foi possível.
Segundo os dirigentes do Sinprocan, a aprovação deste Plano representa uma vitória, um desfecho para a longa batalha neste sentido. Porém, do modo como ocorreu, considero que foi aprovado um estranho esqueleto de belo rosto com muitos questionamentos que trarão surpresa a todos os que tomarão conhecimento dele no próximo dia 25 e ao longo da aplicação do mesmo.
Sugiro a todos, que leiam com atenção este novo Plano aprovado, comparem com a Proposta anterior do SINPROCAN e mesmo com o Plano anterior (agora revogado) e anotem seus questionamentos. Estou disponibilizando espaço para discussão no meu blog http://www.lemeselumes.blogspot.com/ apresentando já minhas dúvidas e observações, as quais podem ser também respondidas por quem se dispuser.
Colegas: divulguem e participem. É de interesse de todos.
Nelsi Inês Urnau – Professora Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário