domingo, 20 de novembro de 2011

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi é um personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história.
A criação desta data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a cultura e do povo africano na formação da cultura nacional e, sobretudo, para que o negro se conscientize da importância de se auto-valorizar. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Esta data foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
“A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.”  http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário