quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO


Me perguntas
quando aniversario.
Eu te respondo:
num dia sombrio.

Os santos não quiseram
dividir comigo seu dia
pois desde cedo sabiam
que entre eles, meu nome
jamais constaria.
Fizeram-me esperar
uma nova aurora
e, na meia tarde luzidia
bem antes da Ave-Maria
vim para assistir,
uma tétrica romaria.

Todos os anos, nesta data
com braçadas de flores vejo
os viventes enchendo as ruas,
circulam ao meu redor
me ultrapassam, ou
de mim se desviam.

Anônima na multidão ando...
acho graça e sorrio:
as flores não são para mim.
E quem se atreveria
a me ofertá-las
num dia assim?
Talvez por ironia,
quando já não puder apreciá-las,
flores me serão dedicadas,
no meu dia.

Se ainda não deduziste
a resposta, então,
um cálculo te proponho:
O dia resulta da soma
de algarismos que se repetem
num mês, único.     
         (1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário