domingo, 20 de novembro de 2011

A origem gaúcha das comemorações do 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra

     " A evocação do dia vinte de novembro como data negra foi lançada nacionalmente em 1971 pelo grupo Palmares, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O pequeno grupo de negros se reunia costumeiramente em alguns fins de tarde na Rua da Praia (oficialmente dos Andradas) quase esquina com Marechal Floriano, em frente à casa Masson. [...]
O Treze de maio não satisfazia, não havia por que comemorá-lo. [...] E sem o Treze de Maio, era preciso buscar outras datas, era preciso retomar a história do Brasil. Nas conversas, a República, o Reino, o Estado, o Quilombo dos Palmares foi o que logo despontou na vista d'olhos sobre os fatos históricos.
As fontes que levaram ao 20 de novembro de 1695 foram o fascículo Zumbi da série Grandes Personagens da nossa história, editora Abril Cultural, 1969, o livro O Quilombo dos Palmares, de Edson Carneiro (São Paulo: Editora Brasiliense, 1947 e, corroborando, a obra As guerras nos Palmares, do português Ernesto Ennes, editado na coleção Brasiliana (São Paulo: companhia Editora Nacional, 1938)."
Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário