terça-feira, 15 de novembro de 2011

República - o que é isso?


A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe de estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
Um novo conjunto de significados para o termo república veio, também, da palavra grega πολιτεία (politeía ou politeia). Cícero,  traduziu politeia para res publica que, por sua vez, os estudiosos do Renascimento passaram a república. Esta, sendo uma tradução precisa para res publica no seu significado primitivo, já não o é no atual. Politeia é hoje geralmente traduzida por "forma de governo" ou "regime". No entanto, um exemplo da persistência desta tradução original é o título do grande trabalho de ciência política de Platão, A República (Politeia, no original).
A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. Nicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo de Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário