terça-feira, 3 de maio de 2011

Carga horária aulas passará de 800 h para 960 h? senado aprova lei

Eles só não aprovam lei dizendo que senador tem de trabalhar 5 dias por semana, ter apenas 30 dias de férias e se aposentar depois de 30 anos de serviço na função. Afinal, um senador ou deputado ou presidente, também é um servidor público... a única diferença é que, em vez de concurso ele passa por eleição. Ou seja, atualmente os brasileiros GOZAM do direito de escolher por quem serão FERRADOS. Esse é o ponto máximo da nossa democracia.
"Senado aprova carga horária maior para ensinos infantil, fundamental e médio
Projeto de lei que aumenta carga horária mínima de 800 para 960 horas anuais segue para apreciação da Câmara dos Deputados
A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei do Senado (PLS 388/2007) que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovado em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados. Essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.
Se as 160 horas a mais fossem distribuídas pelos 200 dias letivos obrigatórios, a carga horária diária teria um acréscimo de 48 minutos. No entanto, o texto não determina que o aumento seja diário. Com isso, as escolas podem optar como farão para cumprir a determinação, caso o projeto de lei seja aprovado.
Emenda incluída pelo relator do projeto, deputado Cyro Miranda (PSDB-GO), determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Ou seja, se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff ainda este ano, a nova carga horária só entraria em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Também foi aprovado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei que aumenta de 75% para 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental. A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".
O relatório do projeto de lei do Senado destaca a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), para o período de 2011 a 2020, de que 50% das escolas de educação básica do País ofereçam o ensino em tempo integral. De acordo com o texto, o projeto “dá um pequeno primeiro passo na direção do tempo integral”.
* Com informações da Agência Brasil"
Isto significa que valerá a máxima seguinte:
Filhos: o governo que sustente, a escola que tente educar e o mundo que leve. Pais... o que é isso mesmo? Vamos ver o que diz o dicionário...

7 comentários:

  1. Amo o que faço, leciono com o maior carinho com meus alunos, mato-me de trabalhar para dar o melhor de mim para os meus alunos. Mas, o que tenho visto nos últimos tempos está me adoecendo e chegará um ponto que a minha vocação acabará sendo esquecida, a estabilidade no emprego também e eu desistirei de tudo. Só mesmo quem não enfrenta uma sala de aula é capaz de aprovar um projeto de lei desses de aumento da carga horária. Sou uma pessoa totalmente comprometida com as atualidades, gosto do aluno aprendendo de forma construtiva, levo jornais para sala, discuto gráficos reais com meus alunos, contruo retas com barbante, números, uso jogos, atividades recreativas, tudo pra aguçar o interesse de meus alunos. Infelizmente, as pessoas que estão no poder não conseguem perceber que o problema está nos alunos que estamos recebendo. Gente com total falta de respeito e educação. Gente altamente violenta que enquanto debatemos um conteúdo em sala de aula articula com os colegas roubos, assaltos, pancadaria. Desde ontem que tenho vontade de chorar cada vez que leio sobre esse aumento de carga horária.

    ResponderExcluir
  2. Cara colega, endosso tudo o que você diz. E acrescento: por mais que demos nossa alma no trabalho, roubamos tempo de nossa família para nos dedicarmos, para o governo e a sociedade somos sempre os culpados da baixa qualidade na educação. Só que, para alunos que não querem aprender, nada resolve. Para aqueles que querem nenhum método é ruim e esses são cada vez em menor número, porque veem que não vale mais a pena, que não compensa. Porque, se recebem tudo de mão beijada, pra que estudar? Porque, se aquele que nada faz para merecer tem os mesmos direitos e vantagens daquele que se esforça? É a fábula da galinha vermelha que vou colocar hoje neste blog. Nós professores é que temos de aprender isso, afinal, não se diz que temos de aprender com os alunos?
    Eu atualmente vivo no lema adaptado dos AA: só por hoje vou persistir, amanhã caio fora. E não é só você e eu, mas a MAIORIA. Estamos todos adoecendo, mas temos de reconhecer que aplaudimos muitas das coisas que resultaram nessa realidade. Aplaudimos e citamos muito aquelas personalidades famosas, uma das quais ainda outro dia vi na TV repetindo o mesmo discurso que já ouvi quase decorado em 3 palestras. Dizia ele que a culpa é do professor. e perguntava: para que estudar dígrafos? (Ele sempre pergunta pelos dígrafos, deve ser porque não aprendeu nenhuma das coisas onde é necessário saber sobre o que e quais são os dígrafos). Contava ele, também sobre quando era guri, babava vendo a sua professora dar de amamentar ao filho em plena aula. Também repete sempre a mesma história sobre uma escola que visitou em Portugal, querendo comparar a nossa realidade com a de lá. Ele só não diz que lá não há tantos miseráveis, principalmente de moral e de estrutura familiar.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: onde se lê "dar de amamentar" leia-se "a professora dar de mamar" ou, "a professora amamentar".
    Ainda bem que não é pra já. Mas, já me assalta uma quase certeza: essas horas a mais serão transformadas em dias a mais, o que resultará em 40 dias a mais no calendário. Com certeza não colocarão 48 minutos a mais na carga horária diária, pois isto afetaria as legislações referentes à carga horária dos concursos dos professores, principalmente aqueles que trabalham em regime de 40h semanais.
    Ou seja, foi-se o recesso!!! A única legítima vantagem que ainda tínhamos.

    ResponderExcluir
  4. Os governos terão de contratar mais professores e funcionários para as ecolas, porque ninguém vai querer trabalhar acima de sua carga horária sem receber. Sou professora estadual e por lei tenho direito a 60 dias de férias, alem disso no concurso que fiz era para 20 horas, sendo que 16 horas em sala de aula. Tenho 40 horas no estado, e vou cumprir em aula só a carga horária estiplulada no concurso, portanto é lei. Com tantos professores desistindo do magistério e procurando outras carreiras com melhor condições de trabalho e remuneração. Quantos mais vão desistir agora............

    ResponderExcluir
  5. Cara colega anônima das 17:27h: Provavelmente seja isso que o governo quer, que os professores cansem, adoeçam e desistam, resultando tudo isso em prejuízo aos alunos. É a nova fórmula (junto com a falácia da inclusão) de manter o povo ignorante ao mesmo tempo que dá escola para todos. Com a maioria dos atuais professores caindo fora, inúmeros estagiários (bem doutrinados em novos paradigmas onde a educação é gerida como um mercado exploratório de capital baseado em "altos índices de aprovação") irão preenchendo os espaços e transformando os espaços de aprender em locais de "gozar a vida" sem compromisso com o futuro, nem o próprio e muito menos o do país. Locais onde tudo se dá e nada se pede em troca a não ser aplausos e rebeldia, no espírito do "tudo que foi feito antes e pelos outros não presta".

    ResponderExcluir
  6. COM CERTEZA A PRESIDENTA QUE SE DIZ VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO NÃO IRÁ APROVAR UM ABSURDO DESSE.SERÁ QUE NOSSO SALÁRIO VAI AMPLIAR TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo das 08:08

    Você acredita mesmo nisso? Então, alô, alô acorda! Para a presidenta que assassina a língua pátria e um ministério que quer promover aos píncaros da glória aquilo que deve ser compreendido, mas superado, talvez apenas preocupe o montante a mais de verba necessária para a merenda escolar, o que resolverão facilmente com a criação de mais um imposto ou aumento de alíquota.
    Para nosso salário dirão que já existe o Piso Nacional - interprete-se que é piso mesmo, aquele SOBRE o qual os políticos e tantos mais tripudiam e caminham ostentando seu desprezo. Se você é canoense, entenderá por que no novo Plano de Carreira não consta mais o recesso de 60 dias... JJ, com certeza, já sabia dessa lei que vem sendo alinhavada há tempos. Querem imitar o Japão, mas somente na parte que convém a elles (roxos e vermelhos): literalmente, ENFIANDO todos na escola e os professores que deem conta. Ou seja, para que os professores realmente NÃO CONSIGAM mais fazer o seu trabalho de ENSINAR A PENSAR.

    ResponderExcluir