domingo, 12 de junho de 2011

Ao professorado canoense e gaúcho

Em primeiro lugar, meus agradecimentos aos que prestigiaram a Oficina de sábado. Fiquei felicíssima em descobrir o número de colegas interessados. Desconsiderando o tempo curto, foi uma pena não ter sido possível a realização de todas as atividades programadas. Mas, pelas avaliações recebidas, a parte executada, agradou imensamente, o que nos encoraja a pensar num jeito de completar o cronograma da oficina. Os que participaram receberão informações sobre sua sequência e desde já estão convidados a participar da segunda etapa.

 

Mudando de assunto, a pedido de muitos colegas, juntei todos os posts sobre o plano de carreira, pois algumas dúvidas mais surgiram depois  do "Minha análise, minhas dúvidas". Seguem todos abaixo desse, no link da Página Plano de Carreira (aí ao lado). Até agora não obtive respostas. As reuniões de esclarecimento na SME, não sei se estão respondendo, ainda não fui. Mas, quem já foi, poderia contribuir colocando as respostas obtidas, para vermos se "esclarecem".

Ao magistério estadual, analisem bem e vejam enquanto há tempo, se é este o plano que querem seja implantado no estado...

4 comentários:

  1. Muíto útil. e eu achava que o plano era tudo de bom, vejo que é só aparência

    ResponderExcluir
  2. Não sou professor ainda,mas um mero estudante de licenciatura, presencio não só através dos textos sobre, mas também da avaliação dos pofessores da escola que estagio,o quão perigoso é para a classe engolir calada tanto oplano de carreira do município como do estado.

    ResponderExcluir
  3. Foram realizadas várias reuniões na SME, junto com o Núcleo de Gestão,para explicar o plano de carreira, e quem tivesse dúvidas as pessoas do Núcleo de Gestão explicavam,e sempre atenderam os professores que vinham na SME,solicitando informação sobre o plano.
    onde faz parte do Núcleo de Gestão o Presidente do SINPROCAN, onde acompanhou deste o inicio indo nas escolas para explicar.Se o plano não fosse bom o SINPROCAN teria se pronunciado...

    ResponderExcluir
  4. ao anônimo das 16:50 - Pois é... das várias reuniões na SME, as dúvidas não foram todas esclarecidas. Enviei para o e-mail do núcleo de gestão o endereço desse blog para que me respondessem as dúvidas, isso ainda em março. Não obtive respostas. Na ocasião em que eu fui, dia (28) claro que cheguei bem tarde, pois dependo de ônibus e tendo de "transbordar" no centro, perdi mais tempo. ainda peguei um ônibus errado, desci, esperei outro que demorou a passar e acabei tendo de pegar um táxi pra chegar a tempo. As únicas coisas que vi esclarecidas foram: que na substituição não se consegue aposentadoria aquela especial de 25 anos; e que eu não estava enganada em minhas desconfianças sobre a pontuação ou não-pontuação dupla do artigo 13 (digamos tripla, considerando-se o decreto da Licença-prêmio). A começar por aí, é tão bom quanto dizem? De resto foi discurso sobre boatos que eu nunca ouvi.
    Bem, quanto ao sindicato, fui conferir todos os e-mails recebidos... Desde o primeiro dia se percebeu que, de fato, o SINPROCAN apoiava o Plano, chegou a festejá-lo e insiste que é "um grupo" de professores descontentes. pela pesquisa deu pra ver que é mais que a metade. E disse que no dia 25/02 o plano seria apresentado aos professores... sim, foi apresentado, mas não explicado. E nesse encontro, alguém perguntou a algum professor se gostou? Eu preferia ter ido na escola arrumar os armários e salas para receber os alunos.
    A dúvida sobre o recesso? Como ficam a não explicitação de garantia do mesmo no plano (o antigo falava em férias mesmo, daí a razão das ações judiciais) com a aprovação da lei de mais 160h na carga horária dos estudantes se atualmente já faltam professores?
    Bem, se o problema é falta de pauta para reivindicar, amanhã apresentarei uma.

    ResponderExcluir