segunda-feira, 25 de abril de 2011

Convite da Casa do Poeta

CONFRARIA DA LEITURA
A Casa do Poeta de Canoas, em parceria com a Associação Canoense de Escritores (ACE), e apoio institucional da União Brasileira de Escritores (UBE) promove, a cada dois meses, a CONFRARIA DA LEITURA, cujo objetivo é apresentar a Literatura de Escritores Convidados(as), contemporâneos(as). A proposta é divulgar o currículo e a produção literária, do(a) Convidado(a) para que, em data agendada, o público participante conheça sua obra e após a Palestra, seja realizado um bate papo com o mesmo.
CONVIDADO: Cícero Galeno Lopes
DATA: 27 de Abril de 2011 (quarta-feira)
HORA: 19 horas
LOCAL: Auditório da Associação Canoense de Cultura (ASCCAN)
(Rua Guilherme Schell – Antiga Estação Férrea) - Centro - Canoas/RS
ENTRADA FRANCA
Será fornecido Certificado de Participação.

1)     Apresentação da proposta de trabalho.
2)     Discussão das noções críticas para literatura gaúcha e literatura gauchesca.
3)     Relação “textos arcaicos” e literatura gaúcha; “textos monárquicos” e literatura gauchesca. (Obs.: as noções de texto arcaico e texto monárquico são do prof Donaldo Schüler.)
4)     As primeiras falas expressivas dos gaúchos: a oralitura e a literatura.
5)    A poesia lírica e a narrativa (no cancioneiro): trovas e romances (velhos). As décimas. Antônio Chimango.
6)    A prosa: A divina pastora e O corsário.
7)    Palavra pública.

2 comentários:

  1. Fui a este evento, e foi uma ótima decisão. De forma leve e didática, o professor Cícero deu um show sobre a cultura gaúcha - e gauchesca. E ainda tive a oportunidade de encontrar Nélsinês, e interagir um pouco com tão querida pessoa!

    Um grande abraço, Nelsi!

    felipe@felipelonghimalheiro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, obrigada pelo afago, lisonjeia-me vindo de você. Aproveito para me desculpar pelo atraso em dizer que li seu livro. Encantei-me com ele e com a sua pessoa que transparece sem máscaras na história. Mas, logo tecerei mais comentários a respeito e, sem dúvida, é um livro que merece ser indicado, principalmente aos jovens. E também aos pais, para observarem como, cumprindo zelosamente seus papéis, verão refletir nos filhos os seus honrosos esforços e nobre moral. Parabéns a você, pelo livro e pela pessoa que é! Parabéns aos seus pais pelo filho que têm.

    ResponderExcluir